JESUS E UM NOVO MANDAMENTO

JESUS E UM NOVO MANDAMENTO

22/01/2026 Juventude 0

Jesus observou Judas Iscariotes sair da última ceia, comendo o pedaço de pão que ele lhe dera. Quando a porta se fechou, Jesus voltou-se para os demais discípulos e disse:

– Agora o Filho do homem atingiu a glória e também Deus atingiu a glória no Filho dele. Deus lhe dará a glória em si mesmo, e lhe dará a glória em breve.

Os discípulos olharam para Jesus, sem entender a profundidade da fala. Jesus continuou:

– Filhinhos, vou estar com vocês só mais um pouco. Vocês irão me procurar. Agora eu digo para vocês o que eu disse para os judeus: para onde eu vou, vocês não podem ir.

Os discípulos continuavam sem entender. O Mestre falou:

– Eu dou a vocês um novo mandamento: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns aos outros, todos reconhecerão que vocês são os meus discípulos.

Pedro perguntou:

– Senhor, para onde vai?

– Para onde eu vou, – respondeu Jesus – você ainda não pode ir. Você irá mais tarde.

Pedro perguntou:

– Senhor, por que não posso segui-lo agora? Eu daria a minha vida pelo senhor.

Jesus respondeu, calmamente:

– Você daria a vida por mim? Eu lhe garanto que antes que o galo cante, você me negará três vezes.

Todo esse trecho bíblico narrado por João é de uma profundidade enorme.

Logo após Judas abandonar a ceia para trair Jesus, o Mestre demonstra a sua plena consciência de que o seu fim, na terra, havia chegado. Ele sabia que, dali para frente, ele enfrentaria a prisão e a morte. E ainda assim ele dá graças a Deus por poder cumprir o que viera cumprir. Por isso, ele diz que agora ele atingiu a glória e que Deus também atingiu a glória por meio dele.

É que para Jesus, ser preso e morto, era provar a existência de Deus, bem como a grande chance de exemplificar o perdão.

Ser morto, porém, não significava o fim. Significava apenas que ele voltaria ao plano espiritual, plano esse que os discípulos, por enquanto, não poderiam acompanhá-lo, porque suas tarefas enquanto discípulos estavam apenas começando. Claro que, ao terminá-las, eles morreriam e voltariam ao plano espiritual.

Mas o ápice desse trecho é o novo mandamento que Jesus ensina: amem-se uns aos outros.

Amar uns aos outros é a junção dos dois mandamentos anteriores: amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.

Porque quem se ama, consegue amar ao próximo e, por conseguinte, amar a Deus, criador de todos nós.

Portanto, resumindo, amar uns aos outros é a finalidade para a qual nascemos.

E Jesus vai além. Ele deixa claro que amar uns aos outros, como ele nos amou e continua amando, é provar que somos de fato seus discípulos.

Jovem! Ame o seu próximo como Jesus te ama. Prove que você é um discípulo do Mestre, porque quanto mais amarmos o nosso próximo, mais seremos agentes de mudanças sociais nesse mundo tão violento em que vivemos.

Vinicius Del Ry Menezes