JESUS E OS POBRES DE ESPÍRITO

JESUS E OS POBRES DE ESPÍRITO

10/11/2022 Juventude 0

Muitas pessoas se divertem, quando não debocham, do seguinte ensinamento de Jesus: bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Na linguagem metafórica de Jesus, pobreza de espírito significava humildade. Felizes os humildes, porque eles entrarão no plano espiritual superior.

Jesus, portanto, exalta a humildade como condição expressa para a conquista da felicidade espiritual após o desencarne.

Allan Kardec, na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, aprofundou essa questão no capítulo 07 ao escrever*:

“Dizendo que o Reino dos Céus é dos simples, quis Jesus significar que a ninguém é concedida entrada nesse Reino, sem a simplicidade de coração e humildade de espírito; que o ignorante possuidor dessas qualidades será preferido ao sábio que mais crê em si do que em Deus. Em todas as circunstâncias, Jesus põe a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura, e isso por uma razão muito natural: a de ser a humildade um ato de submissão a Deus, ao passo que o orgulho é a revolta contra Ele. Mais vale, pois, que o homem, para felicidade do seu futuro, seja pobre em espírito, conforme o entende o mundo, e rico em qualidades morais”.

Simplicidade de coração e humildade de espírito são, portanto, a chave da felicidade futura no plano espiritual.

Uma análise mais aprofundada nos mostrará que, essa simplicidade de coração e humildade de espírito, também são a chave para a felicidade presente, aqui no plano material.

É possível ser feliz sem ser simples e humilde?

Quem é simples e humilde estuda com afinco, pois quanto mais estuda, mais percebe que tem o que aprender.

Quem é simples e humilde trabalha com honestidade, pois sabe que é pelo seu próprio suor que se conquista o pão de cada dia.

Quem é simples e humilde respeita o seu próximo, pois sabe que ele tem os mesmos direitos e deveres que os seus.

Quem é simples e humilde se alegra com as conquistas alheias, pois a inveja não encontra espaço em seu coração.

Quem é simples e humilde aceita as opiniões alheias divergentes, pois sabe que a Verdade é muito maior do que a visão particular de cada um.

Quem é simples e humilde ajuda, pois sabe que cedo ou tarde também precisará de auxílio.

Quem é simples e humilde ama, pois sabe que o amor é a energia mais sublime a que se tem acesso.

Quem é simples e humilde vive a própria realidade, buscando melhorá-la naquilo que é possível, aceitando aquilo que não se pode mudar e tendo sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

É feliz, portanto, quem é simples e humilde.

Jovem! A simplicidade e humildade de coração têm a ver com a postura de vida que você adotará. Ela nada tem a ver com a profissão escolhida, com a pobreza ou a riqueza material, com títulos acadêmicos ou a falta deles. Escolha ter uma vida simples e humilde dentro do seu coração. Assim, independente das circunstâncias externas pelas quais você passar, a felicidade sempre estará presente em sua vida.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura completa desse capítulo para aprofundamento dessa questão.