JESUS E OS BENFEITORES

JESUS E OS BENFEITORES

11/08/2022 Juventude 0

Jesus costumava reunir-se todas as noites com os seus discípulos, na aldeia de Betsaida, para lhes ensinar o seu evangelho de amor. A cada noite, um discípulo fazia a prece inicial, e outro fazia uma pergunta a ele.

Naquela noite, o apóstolo João perguntou a Jesus o que significava Benfeitor*. Amorosamente, o Mestre respondeu:

– Benfeitor, meu filho, é aquele que faz o bem e Benfeitor verdadeiro é aquele que somente faz o bem pelo bem, constantemente.

Mais para frente de sua explicação, Jesus completou:

– O significado de Benfeitor é este: aquele que entregou a vida para que a atmosfera do amor pudesse se espalhar pela Terra toda.

O Mestre também deixou claro que Deus enviou e continua enviando muitos Benfeitores com tarefas de crescimento espiritual em prol de toda a humanidade. Vejamos alguns exemplos.

Sócrates trouxe o gérmen das ideias espiritualistas muitos anos antes de Cristo.

Moisés libertou o povo judeu da escravidão, além de receber o Decálogo, abrindo caminho para a chegada do Messias prometido.

Jesus Cristo, o Messias, exemplificou o maior ensinamento para a humanidade: o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.

Os apóstolos espalharam os ensinamentos de Jesus por todo o planeta.

Diversos outros discípulos replicaram esses ensinamentos solidificando o Evangelho no mundo.

Francisco de Assis resgatou os princípios da humildade vivenciada por Jesus.

Allan Kardec organizou os ensinamentos dos Espíritos de Luz que trouxeram o Consolador Prometido por Jesus.

Espíritos de Luz ampararam e continuam amparando todos os seres encarnados em suas vidas, desde os pequenos lances diários até os grandes momentos definidores de toda uma encarnação.

Gandhi libertou a Índia mostrando que a paz é o caminho do progresso.

Nelson Mandela acabou com o apartheid mostrando que o perdão une.

Madre Teresa de Calcutá amparou os miseráveis abandonados pela sociedade.

Irmã Dulce e Padre Cícero seguiram os passos de Madre Teresa e fizeram o mesmo aqui no Brasil.

Chico Xavier consolou milhares de mães psicografando cartaz de seus filhos desencarnados.

Divaldo Franco e Nilson de Souza construíram uma das maiores instituições educativas e de amparo social e espiritual do Brasil – a Mansão do Caminho – sob a direção espiritual do grande Espírito Joanna de Ângelis.

E todos os dias, diversos Benfeitores anônimos espalham o amor, a caridade, o bem a toda a humanidade em seus afazeres.

Aqui, é o porteiro sorridente que nos recebe com um bom dia. Ali, é o motorista de ônibus que conduz o veículo de forma previdente nos levando com segurança. Acolá, é a professora que se desdobra para nos ensinar. Mais a frente, é o morador de rua cuidando de um cachorro abandonado…

Jovem! Para qualquer lugar que você olhar, não faltará humildes Benfeitores anônimos da sociedade. Você pode ser um deles. Basta fazer como Jesus ensinou a João, ao dizer que “podes ser um Benfeitor da alegria, estimulando essa virtude pelo olhar, pelos pensamentos, pela palavra… seja, meu filho, Benfeitor pelo prazer de amar indistintamente”.

Vinicius Del Ry Menezes

*para aprofundamento desse tema, sugere-se a leitura do capítulo Benfeitor, do livro Ave Luz, de João Nunes Maia pelo Espírito Shaolin.