JESUS E O PRÓXIMO

JESUS E O PRÓXIMO

27/10/2022 Juventude 0

Jesus nunca se negou a estender as mãos em auxílio ao próximo. Na verdade, o Mestre nunca se negou a agir no bem, realizando tudo o que estava ao seu alcance em benefício do outro.

Um dia, enquanto ensinava, um dos doutores da lei, um daqueles que o perseguiam com o objetivo de contradizê-lo, perguntou a Jesus o que seria preciso para possuir a vida eterna.

Conhecendo os objetivos mesquinhos daquela alma, Jesus devolveu-lhe a pergunta, levando-o a refletir no que estava escrito na lei.

Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo”.

Disse-lhe Jesus: “Respondeste muito bem; faze isso e viverás”.

Tentando parecer que era uma pessoa justa, aquele homem perguntou:

– Quem é o meu próximo?

Para responder a essa pergunta, Jesus narrou a parábola do Bom Samaritano (lembrando que os samaritanos era um povo detestado pelos judeus da época):

– Um homem que descia de Jerusalém para Jericó foi assaltado e espancado por ladrões e deixado semimorto no meio da estrada. Um sacerdote, vindo pelo mesmo caminho, viu esse homem e passou sem o ajudar.  Um levita também passou por ali e não prestou auxílio. Mas um samaritano que viajava, ao vê-lo, foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, limpou-lhe as feridas com óleo e vinho. Depois, colocou-o em seu cavalo e levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu duas moedas ao hospedeiro e disse: “trate muito bem desse homem e tudo o que você gastar a mais eu te pagarei na volta”.

Para concluir, Jesus perguntou ao doutor da lei:

– Qual desses três te parece ser o próximo daquele que foi assaltado?

O doutor respondeu:

– Aquele que usou da misericórdia para com ele.

– Então vai – disse Jesus – e faça o mesmo!

Dois mil anos depois, a maioria das pessoas ainda não vão e não fazem o mesmo.

A maioria espera que o outro vá e faça.

Do mesmo modo que o sacerdote e o levita passaram longe do homem, esperando que alguma outra pessoa o ajudasse, ainda hoje, nós, esperamos que os outros façam aquilo que está ao nosso alcance fazer.

Esperamos que nossos pais resolvam os nossos problemas.

Esperamos que nossos professores resolvam as nossas provas.

Esperamos que nossos chefes façam o nosso trabalho.

Esperamos que o governo resolva todos os problemas econômicos e sociais.

Esperamos que as ONGs contribuam para a inclusão social.

Esperamos que o outro faça aquilo que está ao alcance das nossas mãos fazer.

Jovem! Emmanuel, no livro Palavras de Vida Eterna, finaliza o capítulo 37* da seguinte maneira: “Reparemos, assim, a que forças da vida estendemos as nossas mãos. Jesus, o Mestre Divino, passou no mundo estendendo-as no auxílio de todos, ensinando e ajudando, curando e afagando, aliviando corpos enfermos e levantando almas caídas, e, para mostrar-nos o supremo valor das mãos consagradas ao bem constante, preferiu morrer na cruz, de mãos estendidas, como que descerrando o coração pleno de amor à Humanidade inteira”.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura desse capítulo para aprofundamento dessa questão. Psicografia de Chico Xavier.