JESUS E O MEDO DA MORTE

JESUS E O MEDO DA MORTE

29/01/2026 Juventude 0

Após Jesus incentivar os discípulos a amarem uns aos outros, durante a última ceia, o Mestre disse:

– Não fiquem com o coração perturbado. Acreditem em Deus e acreditem também em mim.

Para variar, os discípulos não estavam entendendo o porquê Jesus dizia aquelas coisas. Eles ainda não tinham compreendido que em poucas horas Jesus seria preso, delatado por Judas que acabara de sair da ceia, para ser levado à morte.

Jesus continuou:

– Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e tiver preparado um lugar para vocês, voltarei e levarei vocês comigo, para que vocês também estejam comigo onde eu estiver. E vocês conhecem o caminho para onde eu vou.

Tomé, o discípulo com o perfil mais racional e cético do grupo, perguntou:

– Senhor, nós não sabemos para onde o senhor vai. Como podemos conhecer o caminho?

Jesus respondeu:

– Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

Todos os discípulos se espantaram com a resposta.

Jesus finalizou, dizendo:

– Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram.

Esse trecho do Evangelho dá muito no que pensar.

Jesus sabia que ele seria morto em breve. Sabia também que isso seria um baque enorme para todos os discípulos porque, além do medo das perseguições gratuitas que esse fato desencadearia, eles sentiriam o medo da morte.

Por isso, Jesus começa incentivando que eles não se perturbem diante das provações que em breve passariam. Ainda hoje precisamos lembrar desse incentivo do Mestre: não é necessário nos perturbarmos diante das dificuldades da vida. Mesmo porque essas dificuldades pelas quais passamos são muito menores em comparação a dificuldade pela qual Jesus estava prestes a passar.

Como o medo da morte é um medo muito presente em todos nós, Jesus ensina que a morte não existe ao dizer que há muitas moradas na casa do Pai. Ou seja, mesmo depois da morte do corpo físico, o Espírito continua vivendo no plano espiritual nas diversas faixas vibratórias existentes, cada uma de acordo com o adiantamento moral do Espírito.

E para qual dessas moradas, ou melhor, para qual faixa vibratória os discípulos iriam, após desencarnarem? Para a mesma que Jesus estava prestes a ir. Por isso o Mestre diz que iria à frente preparar o local para que, quando chegasse a hora de cada um dos discípulos desencarnar, a morada já estivesse pronta.

Mas cada discípulo deveria chegar lá pelo seu próprio passo. Não à toa Jesus responde a Tomé que o caminho para essa morada era ele próprio, ou seja, todos os ensinamentos pregados por Cristo em seu evangelho de amor é o caminho que nos leva às moradas mais elevadas no plano espiritual.

Jovem! Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida porque ele veio nos ensinar a maneira de evoluirmos moralmente para atingirmos as faixas vibratórias espirituais mais elevadas. Por isso, estude o evangelho do Mestre e o aplique todos os dias em sua vida.

Vinicius Del Ry Menezes