JESUS E O EVANGELHO DE MATEUS

JESUS E O EVANGELHO DE MATEUS

09/06/2022 Juventude 0

Jesus, na verdade, nunca escreveu nada. Todos os seus ensinamentos foram preservados e propagados graças aos evangelhos escritos pelos seus apóstolos, além dos grandes testemunhos de fé que tanto Jesus, quanto seus discípulos deram.

Evangelho, em grego, significa “boa nova”.

Quem primeiro organizou os ensinamentos de Jesus em um texto escrito foi o apóstolo Mateus.

Organizado em 28 capítulos, Mateus narra a história de vida de Jesus quase como um historiador. Ele começa demonstrando a árvore genealógica do Mestre, passa pela infância e início do apostolado, narra diversas passagens e pregações de Cristo, descreve a crucificação e termina na ressurreição de Jesus.

Mateus, porém, não se detém apenas na narração histórica, mas apresenta também, de forma didática, todos os ensinamentos que Jesus ministrou.

Começa com o principal deles: o Sermão da Montanha, dividido em três capítulos, onde todas as bem-aventuranças são apresentadas, bem como a oração Pai Nosso, além de diversos outros profundos ensinamentos.

Mateus também narra as inúmeras curas e desobsessões que Jesus realizou por meio da sua mediunidade nas diversas viagens que fez pelas várias cidades de Israel.

Mais para o fim, Mateus narra as principais parábolas que Jesus contou que explicam o plano espiritual, ou o Reino de Deus, como o Mestre chamava.

Esse evangelho foi importantíssimo para a propagação do cristianismo porque foi ele o primeiro a ser copiado e levado para fora de Israel. Diversas comunidades cristãs foram formadas em torno do estudo desse texto.

Mateus, antes de se tornar discípulo de Jesus, tinha sido coletor de impostos em Israel. Essa profissão era uma das mais odiadas pelos judeus. Mas Jesus sabia da bondade que Mateus carregava em seu coração. Além disso, por ser coletor de impostos, Mateus era um dos discípulos mais letrado e estudado dentre todos. Sendo assim, ele tinha competência suficiente para anotar, estruturar e divulgar os ensinamentos de Jesus em um texto extremamente agradável de ser lido.

Jovem! Leia o Evangelho escrito por Mateus. Sua compreensão sobre quem foi Jesus, sua vida e seus ensinamentos irá se aprofundar. Esse evangelho é profundamente acolhedor, principalmente quando estamos passando por algum problema que nos faz sentirmos sozinhos no mundo. A última frase é emblemática. Jesus vira-se para os seus discípulos e diz: eis que eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo.

Vinicius Del Ry Menezes