JESUS E O EVANGELHO DE MARCOS

JESUS E O EVANGELHO DE MARCOS

16/06/2022 Juventude 0

Após os 40 dias em que Jesus ficou, em espírito, com os seus discípulos ensinando-os os últimos detalhes de sua doutrina, cada um deles partiu para diferentes destinos com o objetivo de expandir e divulgar os ensinamentos de Cristo.

O evangelho escrito por Mateus ajudou muito na divulgação inicial do Novo Testamento.

Novas comunidades cristãs foram formadas em diversas regiões.

Diversas pessoas aderiram a essas comunidades, tonando-se cristãs e seguidoras dos primeiros discípulos de Jesus.

Pedro, cuja missão era liderar toda a comunidade cristã nascente, possuía diversos desses seguidores, dentre eles, Marcos.

Marcos foi responsável por escrever o segundo evangelho de Jesus baseado nas lembranças e relatos de Pedro.

O evangelho escrito por Marcos, dentre os quatro, é o mais curto de todos, parecendo um resumo do evangelho escrito por Mateus.

Porém, a sua estrutura assemelha-se a um roteiro de cinema, já que ele apresenta a vida de Jesus como um filme, descrevendo a vida do Mestre como um herói em uma jornada de trabalho e sacrifício até o clímax da crucificação. Tanto é que vários filmes atuais sobre a vida de Jesus são claramente inspirados nesse evangelho.

Marcos apresenta Jesus como um homem ativo, que trabalha, cura, prega. E no meio de toda essa ação, seus ensinamentos são abordados. Ou seja, a partir da prática de Jesus, a teoria é apresentada.

Muito provavelmente o objetivo de Marcos, ao escrever esse evangelho, era ajudar na divulgação da vida e ensinamentos de Jesus para além do povo judeu, em especial para os povos pagãos ainda politeístas.

Por isso, Marcos concentra-se muito na linha temporal da vida de Jesus.

Embora Mateus também tenha se focado na vida de Jesus, seu evangelho separa os momentos narrativos dos momentos explicativos, teóricos. Já Marcos junta esses momentos de modo que é difícil separá-los.

Jovem! O Evangelho de Marcos é um texto rápido, fácil e fluído de ser lido. Embora os ensinamentos sejam profundos, a sua leitura é extremamente agradável. Leia-o, estude-o, compare-o com os filmes feitos sobre a vida de Jesus. Você se surpreenderá como há dois mil anos, a vida do Mestre foi a jornada de um verdadeiro herói: aquele que deu sua vida para nos ensinar as verdades espirituais.

Vinicius Del Ry Menezes