JESUS E O ENTENDIMENTO

JESUS E O ENTENDIMENTO

22/09/2022 Juventude 0

Jesus é o Messias, o Prometido, o Enviado de Deus, o Ungido de Deus. Aceitemos ou não, ele é.

E Jesus deixa isso muito claro, conforme narração de Mateus, no capítulo 11.

Os discípulos de João Batista, grande profeta, foram até Jesus perguntar-lhe se ele era o Messias. Jesus responde da seguinte forma:

– Voltem e digam a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos recuperaram a visão, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Nova. E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!

Os discípulos de João Batista se convenceram, não pelas palavras de Jesus, mas pelos resultados que eles viram das ações do Mestre.

Ao saírem, Jesus disse aos presentes que João Batista era o profeta que as escrituras diziam que viria antes dele para preparar-lhe o caminho. Concluiu, dizendo o seguinte:

– E se vocês o quiserem aceitar, João é Elias que devia vir. Quem tem ouvidos de ouvir, ouça.

Jesus deixa claro que João Batista é a reencarnação do profeta Elias, a quem as escrituras diziam que viria anunciar a chegada do Messias. Para arrematar a lição, Jesus ainda diz que quem tem ouvidos de ouvir, ouça.

Jesus chama atenção, nesse trecho, para o entendimento.

Ainda hoje muitas pessoas não têm ouvidos de ouvir, ou seja, não desejam entender as lições de Jesus, por mais que essas lições tenham sido exemplificadas por ele próprio.

As lições do Mestre são claras, cristalinas, de fácil compreensão e entendimento para aqueles que se dispõem a estudá-las, sem preconceitos.

Tanto é que o espírito Emmanuel, no livro Palavras de Vida Eterna, no capítulo 72*, explica esse versículo e o concluiu da seguinte maneira:

– Se desejas, porém, sublimar as possibilidades de acústica da própria alma, estuda e reflete, pondera e auxilia, fraternalmente, e terás contigo os “ouvidos de ouvir”, a que se reportava Jesus, criando em ti mesmo o entendimento para a assimilação da Eterna Sabedoria.

A maioria das pessoas não entendem os ensinamentos de Jesus porque não os estudam, não refletem sobre os significados profundos que eles encerram.

A maioria ouve os ensinamentos, mas não compreende a profundidade deles.

A maioria acha bonita a forma, mas não entende o conteúdo.

A maioria pensa que sabe, mas não consegue agir de acordo.

A maioria tem dificuldade de entender as lições e as aplicarem no contexto atual.

Jovem! Se você quer de fato entender os ensinamentos de Jesus, faça como Emmanuel diz: estude, reflita, pondere, auxilie. Dessa forma, com o tempo os ensinamentos de Jesus farão sentido em toda a sua profundidade e você os entenderá em toda a sua plenitude.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura desse capítulo para aprofundamento da questão. Psicografia de Chico Xavier.