JESUS E O EMPREGO

JESUS E O EMPREGO

04/05/2023 Juventude 0

E Jesus se viu cercado por fariseus irritados porque ele tinha curado um paralítico no dia de sábado. Para eles, os fariseus, a Lei Mosaica não permitia que nada fosse feito em um sábado. Por isso, ao curar um doente, Jesus os escandalizou.

Jesus respondeu as perguntas e acusações da seguinte maneira:

– Meu Pai trabalha até hoje, e eu trabalho também.

Não à toa, os fariseus passaram a persegui-lo ainda mais: além de trabalhar em um dia de sábado, Jesus se dizia filho de Deus.

Ao considerarmos que o Universo está em expansão até hoje, que esse mesmo Universo é regido por leis imutáveis, que a Vida se renova desde o átomo até a estrela, que o plano espiritual e o plano físico se mantêm em equilíbrio, é justo dizer que Deus continua trabalhando até hoje. Afinal, isso tudo é obra Dele.

Ao considerarmos que nós, incluindo Jesus, somos seus filhos, suas criações, também temos a nossa cota de trabalho, a nossa responsabilidade.

E é aqui que muitos confundem a definição ampla de trabalho com a definição de emprego.

Jesus não se referia a emprego, a carteira assinada, a atividades profissionais remuneradas. Referia-se à ação de construir o Bem. Tanto é que muitos que possuem emprego usam-no para realizar ações más.

Trabalho, na definição de Jesus, é construção positiva no Bem.

É progresso no Bem.

É união no Bem.

É ação de acordo com as leis de Deus.

É amor.

Trabalho, o trabalho verdadeiro, é aquela ação duradoura que gera união, progresso e amor a todos os envolvidos.

Cuidar de uma criança, educar um jovem, profissionalizar um adulto é trabalho.

Plantar uma semente, regar uma planta, colher os frutos é trabalho.

Construir uma família, unir seus membros, estar presente na alegria e na tristeza é trabalho.

Consolar um doente, ajudar um deficiente, tranquilizar um pobre é trabalho.

Calar-se diante de uma ofensa, ter paciência diante de uma dificuldade, sorrir para quem te humilha é trabalho.

Conhecer os próprios defeitos, libertar-se dos próprios vícios, aprimorar as próprias virtudes é trabalho.

O trabalho, portanto, é benção divina que cabe a todos nós realizá-lo de acordo com as possibilidades que a vida nos apresenta.

Deus, em sua infinita misericórdia, permite que nós, seus filhos, possamos trabalhar para ajudarmos a Ele em sua criação. Isso porque é somente por meio do trabalho que podemos crescer e nos desenvolver. Por mais rico que um pai seja, ele jamais deseja ver o seu próprio filho incapacitado de viver por si só. Quanto a Deus, o princípio é o mesmo.

Jovem! Liberte-se da ideia pré-concebida de que trabalho é algo chato, cansativo, capitalista, que serve apenas para preparar a aposentadoria. Trabalho é benção divina que existe hoje, amanhã, e depois do desencarne. Jesus até hoje trabalha. Cabe a pergunta: estamos nós aproveitando as oportunidades de trabalho que se nos apresentam?

Vinicius Del Ry Menezes