JESUS E O EGOÍSMO

JESUS E O EGOÍSMO

09/12/2021 Juventude 0

Aquele que é o maior, será o seu servo, disse Jesus aos seus discípulos quando teve que censurar a postura arrogante e egoísta dos escribas e fariseus. E para reforçar ainda mais o conceito, concluiu:

– Porque aquele que se exaltar será humilhado, e o que se humilhar será exaltado.

Na época de Jesus, como ainda hoje, confunde-se servidão com servilismo. Servidão é fazer pelo outro todo o bem que se é capaz de fazer em benefício dele, sem esperar nada em troca. Quem verdadeiramente serve o outro, abre mão do próprio egoísmo, ou seja, das falsas necessidades que massageiam o ego doente.

Já o servilismo é fazer pelo outro qualquer coisa, até mesmo atos ilegais, esperando algum benefício próprio. Quem é servil, age esperando que o outro possa retribuir-lhe de alguma forma. Quem é servil, rebaixa-se ao egoísmo mais perverso. Quem é servidor, eleva-se à humildade mais libertadora.

O egoísta apega-se às próprias ideias, às próprias necessidades (sejam elas verdadeiras ou falsas), às posses, ao dinheiro, à própria personalidade, que considera ser a mais importante do mundo.

O egoísta jamais age de forma espontânea, porque cada ação é tomada calculando-se o benefício que terá para si próprio.

O egoísta está sempre certo, e o mundo, errado.

O egoísta é teimoso, não sabendo contornar um obstáculo de forma racional, mas, sim, passando por cima de quem quer que seja.

O egoísta não coopera, mas exige servilismo dos outros para consigo próprio.

O egoísta humilha aquele que considera menor, esquecendo-se que um dia será ele mesmo o humilhado.

O egoísmo é uma chaga na humanidade*, porque faz com que a pessoa veja a realidade por uma ótica distorcida, onde ele, o egoísta, tem mais direitos do que os outros. Por isso, o egoísta humilha, exige, apega-se, corrompe, porque acredita que os seus desejos são o centro do mundo. Essa crença faz com que o egoísta aja de forma antiética, amoral e, às vezes, criminosa.

No tempo de Jesus, os escribas e fariseus eram tão egoístas que roubavam, manipulavam, corrompiam e humilhavam o seu próprio povo em benefício próprio.

Hoje, o que não falta são escribas e fariseus modernos.

Políticos egoístas que acreditam ter mais direitos do que os cidadãos que os elegeram.

Empresários egoístas que exploram a força de trabalho e aumentam os seus lucros sem necessidade.

Religiosos egoístas que roubam a população carente alegando a prática da caridade.

Formadores de opinião egoístas que incitam à violência verbal contra qualquer um que pense diferente deles.

Professores egoístas que descarregam suas frustrações nos alunos.

Pais e mães egoístas que não cuidam dos próprios filhos alegando as mais diversas necessidades: trabalho, estudo, preocupações, compromissos…

Jovens egoístas que se tornam promíscuos, que mentem, que praticam bullying, que usam drogas, que se frustram com o primeiro não, que não aceitam a opinião dos outros…

Jovem! Quem se humilhar será exaltado não significa que você deve se tornar uma pessoa servil. Significa que você deve se tornar um servidor de Jesus Cristo, no sentido de que você pode abrir mão das suas necessidades mesquinhas para ajudar a carência do próximo, multiplicando as bênçãos da caridade, da alegria, do amor e do carinho. Todos precisamos de ajuda uns dos outros. Mas todos devemos dar o primeiro passo para nos ajudar, assim como Jesus fez em todos os momentos.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura da questão 917 da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, para um maior aprofundamento sobre esse tema.