JESUS E O DUELO

JESUS E O DUELO

18/05/2023 Juventude 0

Jesus disse, sacudindo as bases da sociedade da época: “ame os seus inimigos, faça o bem aos que te perseguem e orem pelos que te caluniam”. Poucos entenderam a profundidade do ensinamento; poucos, ainda hoje, o colocam em prática.

O orgulho, o amor-próprio, a vaidade, o senso de importância fazem com que cada um de nós nos eleve acima das outras pessoas.

Uma palavra, um gesto, um olhar, uma situação banal muitas vezes são interpretadas como graves ofensas ao nosso orgulho.

E o nosso orgulho, profundamente ferido, nos leva a cometermos diversas vinganças, em duelos muitas vezes dissimulados contra os outros.

Duelamos na escola, excluindo o colega que é “diferente” do que julgamos ser o “padrão”.

Duelamos em casa, fingindo não ver a necessidade do cônjuge, dos filhos ou dos pais para não ter que os ajudar em tarefas que julgamos estar abaixo da nossa capacidade.

Duelamos no trânsito, impedindo que o outro carro passe a nossa frente, causando acidentes perfeitamente evitáveis.

Duelamos no trabalho, atrasando propositadamente as nossas tarefas, causando desgastes aos membros da equipe com os quais não concordamos.

Duelamos na política, mentindo sobre o adversário, levando o seu nome a lama.

Duelamos na religião, criticando os fiéis do outro culto.

Duelamos na rua, partindo para a violência física contra o outro que nos xingou.

Duelamos no futebol, matando os torcedores do outro time.

Duelamos enquanto sociedade, praticando o feminicídio, a homofobia, a gordofobia e demais preconceitos.

Duelamos contra o outro, de forma explícita ou velada, apenas por estarmos com o nosso orgulho ferido.

Antigamente, o duelo era uma prática socialmente aceita, porque era uma forma de se resolver os conflitos em que ambos os duelistas iam para o combate cientes de que poderiam morrer, acreditando que Deus interviria a favor de quem estivesse com a razão. Muito sangue inocente foi espalhado por causa de duelos causados por orgulho ferido.

Muito sangue ainda hoje é espalhado por causa de orgulho ferido.

Muitas dificuldades ainda hoje são causadas por causa de orgulho ferido.

Por isso Jesus disse: “ame os seus inimigos, faça o bem aos que te perseguem e orem pelos que te caluniam”.

Essa é a única forma de nós, que sofremos os duelos explícitos ou velados, pararmos em nós as agressões, sem transmiti-las aos outros.

Jovem! Quando cada um de nós pararmos de nos ofendermos por bobagem, passaremos a viver de forma mais leve, amiga, inclusiva e acolhedora. Mas para isso é preciso que cada um de nós, ao percebermos que estamos com o nosso orgulho ferido, lembremos as sábias palavras do Mestre. Assim, o duelo explícito ou velado não será mais praticado e o bem reinará em nossas relações.

Vinicius Del Ry Menezes