JESUS E O CENÁCULO

JESUS E O CENÁCULO

08/01/2026 Juventude 0

Antes da Páscoa, Jesus reunira os seus discípulos no cenáculo, uma sala de jantar, para realizar a última ceia antes de ser preso, fato que ele sabia que ocorreria naquela noite.

Jesus levantou-se, tirou o manto, pegou uma toalha, amarrou-a na cintura e colocou água em um jarro.

O Mestre foi de discípulo em discípulo, ajoelhando-se e lavando os pés sujos de cada um deles.

Ao ajoelhar-se aos pés de Pedro, o discípulo perguntou:

– Senhor, você lavará os meus pés?

– Você agora não sabe o que estou fazendo, mas saberá mais tarde – respondeu Jesus.

Recolhendo os pés, Pedro disse:

– Nunca o Senhor vai lavar os meus pés.

Calmamente, Jesus respondeu:

– Se eu não o lavar, você não terá um papel a desempenhar comigo.

Pedro, desejoso de continuar seguindo o Mestre, apressou-se em dizer:

– Senhor, então pode lavar não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.

Jesus respondeu:

– Quem já se banhou só precisa lavar os pés, porque todo o resto está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos.

Jesus se referia à traição de Judas, que se aproximava.

Ao terminar de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu novamente o manto e sentou-se à mesa e disse:

– Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de Mestre e Senhor e dizem bem, porque eu o sou.

Jesus fez uma breve pausa e continuou:

– Ora, se eu, que sou o Mestre e Senhor, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo para que, como eu lhes fiz, vocês também façam aos outros. Em verdade, verdade lhes digo: não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se compreendem essas lições, bem-aventurados são se as praticarem.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus demonstra toda a sua humildade, enquanto Mestre e Senhor.

Em geral, mestre e senhores, no mundo, são aqueles que têm os pés lavados pelos servos e não o contrário.

Por isso a lição é forte: o Mestre de todos os mestres, o Senhor de todos os senhores, se faz igual aos seus discípulos para exemplificar que servir o próximo é a maior prova de ser um verdadeiro discípulo de Jesus.

Não à toa, Jesus insiste para lavar os pés de Pedro, caso contrário, metaforicamente, Pedro não seria de fato um discípulo de Jesus.

Jovem! Essa lição de humildade de Jesus talvez seja a mais difícil de ser posta em prática diariamente. O nosso orgulho não nos deixa ajoelharmos, tanto fisicamente quanto metaforicamente, para servir o nosso próximo. Que nesse ano que se inicia, possamos refletir nessa lição e exercitarmos a humildade em nossas relações diárias.

Vinicius Del Ry Menezes