JESUS E O AUTOCONHECIMENTO

JESUS E O AUTOCONHECIMENTO

28/04/2022 Juventude 0

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” resumiu Jesus os ensinamentos referentes aos dez mandamentos mosaicos.

Até hoje, porém, muitas pessoas não entenderam a última parte da lição referente a amar o próximo como a si mesmo. Muitos acreditam que Jesus endossava o egoísmo com tal atitude. Mas na verdade é justamente o contrário.

Amar-se não é ser egoísta. Amar-se é abrir-se para amar o próximo.

O egoísta fecha-se em si mesmo a tal ponto de negar a existência do próximo. Tanto é que muitos crimes são cometidos por puro egoísmo.

Ao dizer que devemos amar o próximo como a nós mesmos, Jesus propõe que nós façamos uma autoanálise no intuito de nos conhecermos.

O autoconhecimento permite que nos vejamos como realmente somos, com as nossas inúmeras virtudes, com os nossos diversos defeitos, com as nossas alegrias, com as nossas tristezas, com os nossos sonhos, com as nossas frustrações.

O autoconhecimento permite que possamos decidir com muito mais propriedade os destinos de nossa vida.

O autoconhecimento permite que possamos conviver com o nosso próximo de uma forma muito mais verdadeira, porque passamos a reconhecer nele a mesma essência que a nossa e, ao reconhecê-la, passamos a respeitá-la. Afinal, desrespeitar a essência do outro é o mesmo que desrespeitar a nossa própria.

Por isso, o autoconhecimento é a chave para amar o próximo.

A adolescência é uma das melhores fases da vida para descobrir-se verdadeiramente.

É na adolescência que descobrimos os nossos medos, as nossas vontades, os nossos limites, os nossos sonhos…

É na adolescência que o nosso círculo social se amplia de modo que, ao interagir com o próximo, passamos a nos conhecer. Aos nos conhecermos, passamos a conhecer o próximo.

Por isso, é na adolescência que o autoconhecimento deve ser incentivado pelos pais, professores e líderes religiosos.

Além de treinar o cérebro nas disciplinas escolares, além de treinar o corpo nos exercícios físicos, é necessário treinar o autoconhecimento para que o coração possa participar das decisões da própria vida.

A melhor forma de autoconhecer-se é interrogar a própria consciência* sobre as atitudes que estamos tomando em relação a nossa própria vida e aos outros. Se cada um de nós, ao deitarmos para dormir, refletíssemos por alguns minutos sobre as decisões tomadas ao longo do dia, passaríamos a nos conhecermos muito melhor. E nos surpreenderíamos com tantas decisões erradas que tomamos em um único dia.

Jovem! Tire alguns minutos do seu dia para refletir sobre você mesmo. Leia um trecho do Evangelho de Jesus, analise como esse trecho se relaciona com a suas atitudes e pensamentos. Interrogue se a sua consciência está de fato em paz. Esse é o caminho para se conhecer. Esse é o caminho para aceitar-se. Esse é o caminho para amar o próximo como a si mesmo.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura da questão 919 da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, para o aprofundamento dessa questão.