JESUS E AS TENTAÇÕES

JESUS E AS TENTAÇÕES

25/11/2021 Juventude 0

Jesus, de acordo com o evangelho de Lucas, após ser batizado por João Batista, dirigiu-se ao deserto a fim de meditar sobre a grande tarefa que tinha pela frente.

Essa passagem narrada por Lucas é altamente simbólica e diz muito a respeito dos dias atuais.

Narra o evangelho que Jesus foi tentado pelo Diabo que, ao perceber que Jesus estava com fome, disse:

– Se você é filho de Deus, ordene que esta pedra se transforme em pão.

Jesus respondeu:

– Não se vive só de pão.

O Diabo nessa passagem, simbolicamente, representa as tentações pelas quais todos nós passamos ao longo da vida.

Uma das dificuldades pelas quais passamos é encontrar o nosso propósito de vida. Ao acreditarmos que a vida é apenas um acidente biológico e que ela termina no túmulo, reduzimos o nosso ser apenas aos instintos básicos de comer, dormir e se proteger. Assim, a vida passa sem ser vivida.

Simbolicamente, ao incentivar que Jesus transformasse a pedra em pão, representa as pessoas materialistas, indiferentes, sem propósitos, que acreditam que viver é apenas transitar por este mundo sem um objetivo específico, apenas aproveitando os prazeres, ou seja, as pessoas que vivem sem compreender que a vida não termina no túmulo.

Após tentar Jesus com o pão, o Diabo o levou bem alto, mostrou-lhe todos os reinos da terra e disse:

– Eu te darei todo o poder e toda a riqueza da terra se você se ajoelhar diante de mim.

Jesus respondeu:

– Está escrito nas escrituras: só a Deus prestará culto.

Uma das tentações mais difíceis pelas quais passamos refere-se à sanha pelo poder e pelo consumo dos bens materiais. A sociedade de hoje, como a do tempo de Jesus, mede o valor de uma pessoa pela sua renda e padrão de consumo, e não pelo que ela é de fato.

Simbolicamente, ajoelhar aos pés do Diabo, representa as pessoas que tudo fazem para conseguir o poder terreno, os bens materiais em detrimento dos bens espirituais, ou seja, aquelas pessoas que não se detém diante de nada e ninguém, desde que seus desejos mesquinhos sejam atendidos. Em outras palavras: são aquelas pessoas que vendem suas almas ao diabo.

Por fim, o Diabo levou Jesus para Jerusalém, o colocou sobre o ponto mais alto do templo e lhe disse:

– Se você é filho de Deus, jogue-se lá para baixo, porque está escrito: Deus dará ordens aos seus anjos a seu respeito para que te protejam.

Jesus respondeu:

– Também está escrito: não coloque Deus à prova.

Outra provação difícil pela qual passamos é compreender os propósitos reais de uma religião, qualquer que ela seja. Muitas pessoas frequentam religiões não para se religarem a Deus, nosso Pai, mas para conseguirem vantagens materiais indevidas para si próprios, sejam elas seguidores ou “líderes religiosos”.

Simbolicamente, ao incentivar que Jesus pulasse do alto do templo, representa os falsos profetas (“líderes religiosos” que exploram financeiramente, sexualmente, psicologicamente os seguidores) e representa também os falsos seguidores (aqueles que usam a religião para fins mesquinhos). Representa, por fim, aquelas pessoas que se fanatizam a ponto de tomarem atitudes completamente contrárias aos ensinamentos de Jesus. Vide os terroristas que usam Deus para matar.

Jovem! Todos passamos por diversas tentações ao longo da vida: o dinheiro fácil, o poder do mando, a fé exploratória, o sexo sem compromisso, a indiferença pelos mais humildes. Cabe a nós, que estudamos o evangelho de Jesus, tomar as atitudes corretas diante desses desafios e dar prova de que realmente aprendemos o significado do amar ao próximo como a si mesmo.

Vinicius Del Ry Menezes