JESUS E A VIDA

JESUS E A VIDA

02/04/2020 Juventude 0

Jesus foi morto em troca de trinta míseras moedas. Naquela época, a Vida nada valia. Romanos torturavam e matavam os seus escravos, por prazer. Judeus acusavam falsamente outros judeus para que fossem presos e torciam para que fossem mortos como forma de vingança relacionada a alguma desavença estúpida. Diversos criminosos assumidos matavam por motivos mesquinhos.

Uma época tão parecida com a de hoje.

Criminosos matam para roubar um celular. Homens matam por brigas de trânsito. Mulheres matam para não assumirem a responsabilidade de uma criança. Jovens matam sem saber o motivo, embalados na agitação das drogas. Policiais desonrados matam por acreditarem estar acima da lei. Políticos insensatos matam por tomarem decisões erradas pensando apenas e tão somente nas próximas eleições; isso quando não matam pelos desvios de dinheiro da área da saúde, educação e segurança pública, deixando a população desamparada e jogada à própria sorte.

Em um cenário tão difícil, como valorizar a Vida?

Jesus, como sempre, tem a resposta. Momentos antes de ser preso, respondeu essa dúvida claramente: “eu sou o caminho, a verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Jesus viveu a Vida em toda a sua profundidade. Do seu nascimento até depois da sua morte, a sua existência foi, e continua sendo, um louvor à Vida.

Nasceu pobre. Cresceu em uma cidade miserável. Não tinha uma pedra para repousar a cabeça no final do dia. Dormia de favor na casa de amigos. Comia o que lhe davam. Ensinava nos campos. Repartia o único pedaço de pão e peixe com uma multidão faminta. Viajava longas distâncias a pé para levar consolo aos mais necessitados. Curava doentes do corpo e principalmente os da alma. Trabalhava pelo crescimento espiritual das pessoas e não para juntar dinheiro. Vivia feliz. Dividia a sua felicidade com todos, até com aqueles que o perseguiam e o acusavam. Torturado, ainda pediu que seus algozes fossem perdoados.

Jesus foi a primeira pessoa na face da Terra a colocar a Vida humana em seu devido lugar: acima de tudo, porque a Vida humana é criação de Deus, e o que Deus cria é eterno. Todo o resto é passageiro: beleza física, profissão, bens materiais, dinheiro, poder, status. A Vida é eterna! A Vida está acima de tudo!

Por isso Jesus disse que ele era o caminho, a verdade e a Vida porque quem segue os passos dele pelo caminho que ele abriu, segue a verdade e a verdade é essa: a Vida está acima de tudo.

Não à toa, Jesus, certa vez, pediu aos discípulos que olhassem as aves do céu que não semeavam e nem colhiam, e muito menos acumulavam bens materiais e, ainda assim, Deus as nutria com o necessário para a manutenção de suas Vidas. E terminou a lição fazendo com que os discípulos raciocinassem que se Deus ajuda assim os pássaros, que ajuda ele não dará aos humanos?

Com essas palavras, Jesus arrematou um ensinamento que dera uns anos antes a Mateus ao responder uma pergunta dele da seguinte forma: “a Boa Nova é a semente, vós os Semeadores, eu o Jardineiro e Deus o dono da vinha; trabalhemos juntos em nome de Deus”.

A Boa Nova são os ensinamentos do Cristo. Nós, seus seguidores, somos os trabalhadores que devemos não só levar esses ensinamentos aos outros, mas também vivermos esses ensinamentos para que sejamos um exemplo. Jesus é o jardineiro, o chefe, aquele responsável por nos conduzir, afinal ele é o caminho, a verdade e a Vida, porque a Vida só é realmente entendida quando nos ajoelhamos, humildemente, aos pés do dono da vinha, ou seja, do dono da Vida: Deus.

Jovem! O bem mais importante que você possui é a sua Vida. Você é eterno porque sua Vida é eterna. Percorra esse caminho que Jesus abriu para você. Jamais coloque o trabalho material, os bens materiais, a beleza física, o dinheiro acima da sua Vida. Essas coisas passam. Você não. Estude e trabalhe para engrandecer a sua Vida e não para juntar bens materiais passageiros. Nesse momento em que o planeta passa por uma crise de saúde pública, qualquer crise econômica decorrente é passageira e não pode ser mais valorizada do que a Vida. A Vida, repetindo, está acima de tudo. A crise de saúde é passageira. A possível crise financeira será passageira. A sua Vida é eterna!

Vinicius Del Ry Menezes