JESUS E A SOLIDÃO

JESUS E A SOLIDÃO

10/06/2021 Juventude 0

Jesus observava Judas à distância. Com ternura, o Mestre via todo o sofrimento que se passava na alma de seu amado discípulo.

Judas, sentado à beira do rio Jordão, sentia-se solitário no mundo. Embora vivesse em meio aos demais apóstolos e desfrutasse da presença do Cristo, lá dentro de sua alma sentia-se só. Era como se todas as pessoas tivessem direito a um companheirismo que ele não tinha.

Pensava em Pedro, casado, com família, e sentia-se abandonado pela sorte, por nunca ter conhecido uma mulher com quem pudesse sonhar em construir uma família.

Lembrava-se de João e Tiago, irmãos tão unidos, enquanto ele já havia perdido os pais, idosos. A saudade do lar doía-lhe no peito.

Percebia que os demais discípulos tinham laços fortes de amizade e companheirismo que ele não conseguia entender. Como pessoas tão diferentes se tornaram tão unidas e ficavam tão à vontade umas com as outras?

Na verdade, Judas sentia-se deslocado. Era como se ele fosse um ser estranho, à parte, que ninguém entendia e, pior, ninguém se importava.

Era isso, pensou, ninguém nunca se importou comigo.

E concluiu apressadamente: por que me importar com os outros, já que viver sozinho é melhor?

Nessa parte do raciocínio, Jesus interveio.

Aproximou-se do discípulo, sentou-se ao seu lado e lhe disse:

– Judas, meu irmão e amigo. Se viver sozinho fosse melhor, a lógica nos diria que nosso Pai que está nos céus não teria nos colocado dependentes uns dos outros. O sentimento de solidão não surge da indiferença dos outros para conosco. Surge do nosso abandono para com eles. Sentimos aquilo que damos. O que você fez para construir uma família? Como você tratou os seus pais? De que maneira você se relaciona com os demais companheiros?

A essas perguntas, Judas sentiu-se envergonhado porque, na verdade, nada fizera de bom para merecer a consideração deles.

Jesus continuou:

– Temos dos outros aquilo mesmo que damos a eles. Você se sente sozinho porque você os abandonou. Você se sente sozinho porque tem medo de ser magoado. Você se sente sozinho porque não quer ceder em seus pontos de vista. Você se sente sozinho porque acha que está certo e os outros errados.

Essas palavras calavam fundo em Judas, pois era a verdade nua e crua.

Jesus finalizou:

– Judas. Ao invés de esperar o companheirismo do outro, seja você o companheiro dele. Ao invés de esperar a compreensão do outro, seja você o compreensivo. Ao invés de esperar a amizade do outro, seja você o amigo. Ao invés de esperar o amor do próximo, seja você quem o ame. Ao amar o próximo, você descobrirá o amor a si mesmo e esse sentimento de solidão acabará.

Jovem! Esse sentimento de solidão que lhe queima o peito pode ser transformado em um sentimento de companheirismo que lhe adoce a vida. Ajude seus pais, seus amigos, seus vizinhos, frequente asilos, orfanatos, ONGs, grupos de jovens de igrejas, procure um trabalho social e até mesmo um trabalho profissional legalizado condizente com a sua idade. Não há solidão que resista as inúmeras possibilidades de ajudar o próximo.

Vinicius Del Ry Menezes