JESUS E A RESPONSABILIDADE

JESUS E A RESPONSABILIDADE

18/02/2021 Juventude 0

Jesus, antes de terminar a profecia dos dias difíceis pelos quais passamos atualmente, ensinou como os seus discípulos deveriam agir nesse momento. Disse o Mestre:

– Cuidem de si mesmos. Que os seus corações não se encham da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e aquele dia surja de improviso como um laço.

Jesus deixa claro que nos dias atuais, quando tantas calamidades surgem, nós, que nos dizemos seus discípulos, devemos vigiar nossas atitudes.

Ao pedir que cuidemos de nós mesmos, Jesus nos incentiva a cuidarmos do lado espiritual de nossas vidas, deixando os prazeres terrenos, como a gula e a bebida, bem como a preocupação desmedida com o dinheiro, de lado.

Dessa forma, é possível que cada um de nós cresça em espírito ao praticarmos a paciência, a responsabilidade, o amor a si e ao próximo.

Infelizmente, não é o que se vê.

Durante uma pandemia, grupos festejam o carnaval sem máscara, sem distanciamento social, gozando a vida como se ela não pudesse ser tirada em apenas uma laçada de uma infecção que pôs o mundo de joelhos.

Durante uma pandemia, grupos empresariais e comerciais obrigam seus funcionários a se apertarem no transporte público rumo às empresas para que eles, os empresários, não diminuam seus lucros como se a vida de seus empregados valessem menos do que a de animais.

Durante uma pandemia, pessoas cansadas do isolamento social pensam que não haverá problema nenhum ir até ali em um local aberto, sem máscara, só para tomar um sol e, no caminho, cruzam com alguém doente, infectado, com o mesmo pensamento. Depois não entendem por que se infectam.

Durante uma pandemia, pessoas egoístas furam a fila de vacinação acreditando que as suas vidas valem mais do que a vida dos que, por direito, estão no grupo prioritário.

O ser humano, em geral, tem uma capacidade enorme de inventar desculpas para os seus próprios atos irresponsáveis, culpando o outro, o vírus, o outro país, o governo, Deus, Jesus, mas é incapaz de assumir a própria responsabilidade.

Cuidem de si mesmos, disse Jesus. Sejam responsáveis, em outras palavras.

Claro que o momento atual é extremamente cansativo. E Jesus admite isso, ao explicar o que acontecerá com quem for responsável e cuidar de si:

– É pela sua paciência que ganhará a sua alma.

Em outras palavras, sendo paciente, cuidando-se, agindo de forma responsável, cada um de nós passará por esse momento de modo que ao final estaremos emocionalmente mais fortes, mais humanos, menos egoístas, valorizando o que deve ser valorizado acima de tudo: a vida.

Jovem! Cuide de si próprio. Aja com responsabilidade. Não é porque todos fazem que você deva fazer. Tenha paciência nesse momento difícil pelo qual passamos. Ao final, cada um de nós que tenha cumprido com as suas responsabilidades, sentirá a alegria de ter sido paciente até o fim. E essa será uma alegria indescritível.

Vinicius Del Ry Menezes