JESUS E A REFORMA-ÍNTIMA

JESUS E A REFORMA-ÍNTIMA

15/04/2021 Juventude 0

Em um determinado trecho de O Sermão da Montanha, Jesus disse:

– Seja logo perfeito, como também o seu Pai celestial é perfeito.

Em outras palavras, Jesus incentiva que cada um de nós pratique a reforma-íntima de forma consciente, acelerando o nosso crescimento espiritual, para nos tornarmos seres humanos melhores. Por isso, o Mestre diz: seja logo perfeito. Afinal, é possível evoluir mais rápido por meio da prática da reforma-íntima.

Todo ser humano, querendo ou não, evolui. O homem velho torna-se o homem novo, o ser imperfeito torna-se perfeito.

Mas existem duas formas de evoluir: pelo amor ou pela dor.

As dores físicas causadas por doenças, as dores morais causadas pelos sentimentos e pensamentos negativos, as dificuldades financeiras, profissionais, sociais, em resumo, as aflições em geral, são instrumentos que a grande escola da vida se utiliza para que a pessoa reflita sobre o que ela precisa mudar, em termos de pensamentos e sentimentos, para que se torne uma pessoa melhor. Esse processo, porém, é mais demorado.

Essas lições amargas poderiam ser substituídas pelas doces lições da caridade, do amor ao próximo, do perdão, caso cada um aplicasse os ensinamentos de Jesus em seu dia a dia de forma consciente.

Portanto, a maneira de se realizar a reforma-íntima, se baseada no amor ou incentivada pela dor, é escolha de cada um. E a adolescência é uma das melhores fases da vida para que a escolha certa seja feita.

Escolher ser feliz pelo respeito ao próximo e ao patrimônio público ou tornar-se um jovem violento, briguento e vândalo?

Escolher aprender os ensinamentos de Jesus ou zombar dos colegas religiosos que o fazem?

Escolher compreender o pai e a mãe ou tornar-se um filho rebelde?

Escolher fazer amizades ou isolar-se da sociedade com medo de não ser compreendido?

Escolher reconciliar-se com um adversário ou vingar-se na primeira oportunidade?

Escolher a caridade ou a preguiça?

Escolher a inspiração pela oração nos momentos de dúvida ou agir de forma intempestiva?

Escolher o bem de todos ou apenas os bens financeiros?

Escolher viver na simplicidade de ser mais um ou na ilusão de ser sempre o melhor em tudo?

Escolher compreender o próximo ou julgá-lo e condená-lo?

Escolher crescer pelo amor ou pela dor?

Jovem! Cedo ou tarde, todos chegaremos à perfeição que nos cabe. Se você segue a Doutrina Espírita, lembre-se do que Kardec escreveu: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”. A forma mais segura para isso é por meio dos ensinamentos de Jesus. Lembre-se do que Paulo de Tarso escreveu aos Coríntios: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Vinicius Del Ry Menezes