JESUS E A PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES
Jesus tinha sido convidado para jantar na casa de um Fariseu. Logicamente, o convite feito ao Mestre tinha por objetivo fiscalizá-lo, pois os Doutores da Lei queriam encontrar algum motivo para prendê-lo.
O Mestre, ciente das segundas intenções, foi mesmo assim e, observando os demais convidadas disputando os melhores lugares junto à mesa, aqueles lugares mais próximos do anfitrião, narrou a seguinte parábola*:
– Quando for por alguém convidado para um casamento, não te sentes no primeiro lugar para não acontecer que seja por ele convidada uma pessoa mais considerada do que tu e; vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: “Dá o lugar a este”; e então irás envergonhado ocupar o último lugar.
Todos os convidados pararam de disputar os lugares, diante de tal narrativa.
Jesus continuou:
– Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: “Amigo, senta-te mais para cima”; então isto será para ti uma honra diante de todos os mais convivas.
Muitos convidados se envergonharam, outros se encolerizaram.
Jesus finalizou a parábola, ensinando:
– Porque todo o que se exalta, será humilhado; mas todo o que se humilha, será exaltado.
Essa é a parábola que demonstra, em definitivo, como somos controlados pelo nosso ego.
É o nosso ego desequilibrado que nos torna egoístas e orgulhosos.
Egoístas, queremos tudo só para nós.
Orgulhosos, não admitimos que ninguém esteja a frente de nós.
O egoísmo e o orgulho são os dois defeitos que mais atravancam o desenvolvimento da humanidade, porque ele afasta as pessoas umas das outras, de modo que passamos a ver no outro um inimigo e não um irmão.
Todas as inimizades são geradas porque deixamos o nosso orgulho dominar a relação, pois desejamos um lugar de destaque em relação ao outro.
É assim na escola, quando queremos tirar notas melhores do que as do colega.
É assim no trabalho, quando queremos a promoção profissional sem se importar se o colega é mais capacitado para tal.
É assim em casa, quando queremos que os familiares e parentes sirvam todas as nossas vontades.
É assim na sociedade, quando furamos fila, atravessamos um semáforo vermelho, fechamos a porta do elevador sem esperar quem já está próximo…
Dia vem, porém, que todas essas atitudes erradas que tomamos contra o outro, volta contra nós. Dá um branco na prova e tiramos nota baixa. Somos demitidos sem esperar. O parente se rebela e nos revela verdade doídas. A sociedade nos coloca em nossos devidos lugares.
A dor do ego ferido é uma das mais intensas que existe. Mas Deus permite que sintamos essa dor para que possamos aprender a humildade.
É isso que Jesus quis dizer ao falar que “todo o que se exalta, será humilhado; mas todo o que se humilha, será exaltado”.
Jovem! Antes que Deus permita que o seu ego seja ferido, repare em suas atitudes e identifique se você não está “disputando os primeiros lugares” de forma orgulhosa e egoísta. Se sim, ainda dá tempo de mudar de atitude humildemente.
Vinicius Del Ry Menezes
*sugere-se a leitura do livro Parábolas e Ensinos de Jesus de Cairbar Schutel, editora O Clarim.


