JESUS E A PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE

JESUS E A PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE

02/10/2025 Juventude 0

Jesus ministrou uma longa lista de ensinamentos sobre a hipocrisia, a cobiça, o conflito, a ansiedade, a avareza e o materialismo.

E para firmar os ensinamentos em quem o ouvia, narrou a seguinte parábola*:

– Estejam amarradas as suas cintas e acesas as suas velas. E sejam semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das bodas, para que, quando vier e bater à porta, logo lhe a abram. Bem-aventurados aqueles servos, a quem o senhor achar vigiando, quando vier. Em verdade vos digo que ele se unirá a eles, os fará sentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. E quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar. Mas sabei que, se o dono da casa tivesse sabido a hora a que havia de vir o ladrão, não haveria deixado arrombar a sua casa. Estejam, vocês, também cientes, porque à hora que não pensarem, virá o Filho do Homem.

Resumindo, essa parábola narra a história de servos que devem estar acordados durante a noite, vigilantes, esperando o seu senhor chegar. Se estiverem acordados, o senhor lhes servirá, invertendo os papéis. Mas, como eles não sabem que horas o seu senhor chegará, bem-aventurados eles serão se se mantiverem acordados.

Metaforicamente, manter-se acordado, vigilante, significa que todos nós devemos nos manter íntegros e honestos, por mais que as demais pessoas que nos cercam não se mantenham assim.

Na atualidade, a corrupção financeira e moral anda lado a lado com a honestidade. Infelizmente, muitas pessoas se deixam levar pelas corruptas, por não manterem a vigilância no que é correto.

E elas se deixam levar porque, aparentemente, o que é correto é difícil, exige coragem moral, exige manter-se acordado.

Corromper-se, por outro lado, aparentemente, é mais fácil, não exige esforço e pode-se dormir e relaxar quando quiser.

Mas vem o dia em que a verdade vem à tona. Vem o dia em que a consciência pesa e a culpa se instala. Vem o dia em que a polícia bate na porta com um mandado de prisão.

Vem o dia em que Jesus voltará e flagrará quem dormiu e quem se manteve acordado.

Essa volta de Jesus, que tanto se fala, significa que chegará o dia em que a sua mensagem será, enfim, ouvida e compreendida por toda a humanidade.

Mas, aqueles que dormiram, que se corromperam, que não vigiaram serão separados do trigo, assim como o joio foi separado em uma outra parábola narrada por Jesus.

De fato, na atual conjuntura da humanidade, é trabalhoso se manter vigilante. Jesus sabia disso, a ponto de um dia dizer: “vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.

Quem não ora e não se mantém vigilante está mais propenso a se envolver em corrupções, sejam elas financeiras, sejam elas morais.

Quem não ora e não se mantém vigilante é como o servo da parábola que dormiu e perdeu a oportunidade de entrar nas graças do seu senhor.

Hoje, nesse momento de rápida separação do joio e do trigo, cada dia que passa é necessário que nos mantenhamos acordados, orando e vigiando, trabalhando e estudando, amando e perdoando para que no dia em que o senhor chegar até nós, possamos ser o trigo e não o joio que será lançado fora.

Jovem! Ore para Jesus, pedindo forças e sabedoria. Vigie para que não cai nas tentações morais e financeiras. Esforce-se para ser como o trigo, que pode ser usado para o bem de muitos. De joio, a humanidade está cheia. De servos vigilantes, preparados para o trabalho, seja a hora que for, ainda não.

Vinicius Del Ry Menezes

*sugere-se a leitura do livro Parábolas e Ensinos de Jesus de Cairbar Schutel, editora O Clarim.