JESUS E A DESCULPA

JESUS E A DESCULPA

30/09/2021 Juventude 0

Jesus fora convidado para jantar na casa de um dos chefes dos fariseus. O objetivo do encontro era levantar provas contra o Mestre.

Vendo como todos os convidados pelo fariseu estavam dispostos a contradizê-lo, Jesus contou a seguinte história:

– Um homem deu uma grande ceia e mandou o seu servo dizer aos convidados: venham que já está tudo preparado. Mas todos os convidados começaram a desculpar-se. O primeiro, disse-lhe: comprei um terreno e preciso ir vê-lo, rogo que me desculpe. Outro convidado, disse-lhe: comprei alguns bois e vou avaliá-los, rogo que me desculpe. Um terceiro, disse-lhe: casei-me e por isso não posso ir.

Jesus fez uma pausa para que os presentes pudessem compreender as entrelinhas da história. Depois de alguns segundos, continuou:

– O servo voltou e contou ao seu senhor o que os convidados disseram. O senhor, indignado, ordenou ao servo: sai depressa para as ruas e becos da cidade e traga aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.

Os presentes a ceia se surpreenderam com o rumo da história. Jesus continuou:

– Ao voltar, o servo disse: senhor, fiz como ordenou, mais ainda há lugar à mesa. O senhor respondeu: saia pelos caminhos e obriga-os a entrarem para que a minha casa se encha.

Incrédulos, os presentes olhavam Jesus, ansiosos para saberem o desfecho da história. Calmamente, Jesus finalizou a história, dizendo:

– Pois eu digo a vocês que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

Jesus deixa claro que todos nós recebemos o convite para a ceia espiritual. Ou seja, todos nós temos a oportunidade de estudarmos o seu evangelho. Porém, muitos de nós, negamos o convite, dando diversas desculpas.

Não posso, sou muito jovem.

Não quero, tenho outros interesses.

Não acredito, sou ateu.

Hoje não, quem sabe amanhã.

Eu não preciso, estou bem.

Mas eis que chega um dia em que o convite não virá. Não porque Deus seja cruel, mas porque para tudo há limite, até mesmo para as oportunidades que surgem em nossa vida.

Jovem! Não perca a oportunidade de estudar o evangelho de Jesus. Frequente uma religião, participe de grupos de estudos, vá aos grupos de jovens. Leia o evangelho em casa. Medite em suas palavras. Perceba que aquela história tão singela que Jesus narrou, metaforicamente refere-se a todos que perdem a oportunidade de conhecê-lo. Aproveite a chance de estudá-lo e participe do banquete espiritual que o seu evangelho proporciona.

Vinicius Del Ry Menezes