JESUS E A CONFIANÇA

JESUS E A CONFIANÇA

29/12/2022 Juventude 0

Pedi e obtereis, disse Jesus, durante o Sermão da Montanha.

E muitos pedem os bens materiais, que a traça e a ferrugem estragam e que os bandidos roubam.

Ao nos incentivarmos a pedirmos o que necessitamos, Jesus se referia aos bens espirituais.

Por isso, ele disse:

– Não fique ansioso quanto a sua vida, pelo que terá para comer ou pelo que terá para beber. Nem pelo que terá que vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que a roupa? Olhe para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem acumulam em celeiros e nosso Pai celestial as alimenta. Não vale você mais do que elas. Portanto, não se inquiete, dizendo: o que haverei de comer? Ou o que haverei de beber? Ou com o que vestirei? Porque nosso Pai celestial sabe que você precisa disso tudo. Mas busque primeiro o reino e a justiça divina e todas essas coisas lhe serão dadas por acréscimo. Não se inquiete, portanto, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.

Jesus deixa claro que, se buscarmos os bens espirituais, como o amor, o perdão, a bondade, a renúncia, a compreensão, entre outros, os bens materiais nos serão dados por acréscimo de misericórdia divina.

Se Deus criou tudo, também criou a matéria e os bens materiais necessários para a nossa vida aqui, encarnados. Portanto, Deus sabe que precisamos desses bens.

No entanto, nós, apegados à matéria, valorizamos mais esses bens do que a essência espiritual.

Por isso Jesus nos lembra de que tudo vem de Deus e que tudo volta para Ele.

Jesus nos incentiva a termos confiança na essência divina, trabalhando pelo bem de todos, pois assim Deus sempre nos proverá com os bens materiais necessários para uma vida digna.

Tanto é que Jesus continua a lição, dizendo:

– Pedi e obtereis, busque e acharás, bata e se abrirá, pois todo o que pede, recebe, e quem busca, acha, e quem bate, tem a porta aberta. Se o seu filho lhe pedir pão, quem lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vocês sabem dar bons presentes aos seus filhos, quanto mais nosso Pai, que está nos céus, nos dará boas coisas que lhe pedirmos?

Mas, para isso, é necessário termos confiança em Deus, nosso Pai.

Precisamos também ter uma conduta reta, correta, humana, digna, ética para com o nosso próximo.

Tanto é que o apóstolo João, em sua primeira carta, escreveu o seguinte:

– Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus. E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável a sua vista.

Jovem! A confiança em Deus, aliada a uma conduta reta, baseada nos ensinamentos do Evangelho de Jesus, é a garantia de que nada nos faltará. Portanto, para o próximo ano, confie de que as coisas serão melhores do que foram nesse ano, e trabalhe seus sentimentos de acordo com o amor do mestre Jesus. E tenha um feliz ano novo.

Vinicius Del Ry Menezes