JESUS E DEUS
Durante a última ceia, no cenáculo, Jesus revelou e ensinou muitas coisas aos discípulos. Após explicar que não era necessário temer a morte porque ele era o caminho que levava a Deus e que os discípulos já conheciam o Pai, Filipe, sem entender o ensinamento, disse:
– Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.
Jesus, calmamente, respondeu:
– Faz muito tempo que estou no meio de vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você pergunta: “mostra-nos o Pai”? Você não acredita que eu estou no Pai e o Pai está em mim?
Jesus não respondeu assim a título de bronca, mas de reflexão, para que Filipe pudesse relembrar tudo o que tinha visto Jesus fazer.
O Mestre continuou:
– As palavras que digo a vocês, não as ensino por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim é quem realiza as obras.
Jesus fez uma breve pausa para que os discípulos assimilassem a lição antes de continuar:
– Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, pelo menos por causa dessas obras. Eu garanto a vocês: quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai.
E para finalizar a lição, disse:
– O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.
Os discípulos naquela época, como muitas pessoas ainda hoje, acreditam que Deus é uma pessoa parecida conosco que está em alguma lugar no espaço sentado dirigindo o universo.
Outros acreditam que Jesus é Deus.
O próprio Mestre deixa claro que ele não é Deus. Jesus, assim como nós, é filho de Deus, por isso ele o chama de Pai.
Jesus rende graças a Deus e, como um filho obediente, realizou, e ainda realiza, tudo o que o Pai pede a ele.
E Jesus deixa claro que tudo o que ele fez enquanto encarnado aqui, ele o fez em nome do Pai. Por isso, pôde realizar as obras; os milagres em outras palavras.
Obras que também poderemos realizar se estivermos completamente integrados a Deus, nosso Pai, assim como Jesus já o está.
Como Jesus tem uma perfeita ligação moral com Deus, ele reflete Deus em todos os seus aspectos. Por isso, muitos entendem que o Mestre é Deus.
A Doutrina Espírita corrobora a informação de que Jesus é o filho de Deus, ao explicar, na obra O Livro dos Espíritos, que Deus é “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” e que Jesus é o modelo e guia enviado pelo Pai para nos ensinar.
Se todos somos filhos de Deus, podemos também refleti-lo, assim como Jesus o reflete. Ou seja, podemos realizar as mesmas obras que Jesus realizou, ou até mesmo obras maiores, como o próprio Mestre nos ensina.
Jovem! Como filhos de Deus, ainda temos muito a crescer para atingirmos o nível de perfeição moral a que podemos alcançar. Mas Jesus, como nosso irmão mais velho, nos ensinou o Caminho, a Verdade e a Vida para que possamos ser um só com o Pai, para um dia realizarmos as obras que o Mestre realizou.
Vinicius Del Ry Menezes


