JESUS E A LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE

Jesus disse: eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Com uma frase tão impactante, Jesus nos ensina sobre a lei moral de Justiça, Amor e Caridade. Mas para entender essa lei, é necessário entender melhor o ensinamento de Jesus.
Ao dizer que é o Caminho, Jesus quer dizer que os exemplos de Justiça que ele deu durante toda a sua vida devem ser praticados por todos nós.
A Justiça pode ser definida simplesmente como “o respeito aos direitos de cada um*”. Mas quem de nós respeita completamente os direitos alheios? Quem de nós não coloca os próprios direitos à frente dos direitos do próximo de forma egoísta?
Muitas vezes nem percebemos que estamos invadindo os direitos alheios, tão ávidos por termos as nossas vontades realizadas.
Se parássemos um pouco, e pensássemos que devemos fazer ao outro aquilo que desejamos que o outro nos faça, não seríamos tão injustos para com as pessoas a nossa volta.
Mas para que possamos ser justos, precisamos Amar. E o amor é a Verdade que Jesus veio nos ensinar.
Não à toa, ele disse: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.
Ele também disse: amai os vossos inimigos.
Portanto, a Verdade é uma só: o Amor é o único sentimento que pode nos tornar justos.
Em outras palavras, o Amor é a Verdade que nos conduz no Caminho da Justiça.
E quem ama e é justo, naturalmente pratica a Caridade, porque a verdadeira Caridade é a “benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias e o perdão das ofensas*”.
Ninguém vive sozinho. Todos dependemos uns dos outros. Portanto, sem Caridade não há Vida, porque a Caridade são as ações de ajuda mútua sem as quais já teríamos morrido.
Costumamos pensar na Caridade apenas como esmola a um necessitado. Mas não é Caridade o conselho a alguém que precisa de ajuda? Não é Caridade a palavra de alívio para aquele que sofre? Não é Caridade fingir que não ouviu aquela provocação de outra pessoa?
Há muitas formas de se praticar a Caridade.
Portanto, quando Jesus disse que ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, ele dizia que todos devemos praticar a lei moral de Justiça, Amor e Caridade.
Ao se ler com atenção o Evangelho de Jesus, percebe-se que em todos os momentos, em todas as suas atividades, em todos os seus atos, em todos os seus silêncios, em todos os seus ensinamentos, do dia em que nasceu, passando pelo dia em que morreu, até mesmo nos quarenta dias após a sua morte em que ficou em Espírito com os discípulos, Jesus praticou a Justiça, o Amor e Caridade.
Jesus, enquanto governador de nosso planeta, continua praticando a Justiça, o Amor e a Caridade.
Jovem! Observe se você está sendo realmente justo com quem convive com você, se você está os amando e se você está os ajudando. Em um dia há muitas oportunidades para praticarmos essa lei. Na dúvida, leia o Evangelho e veja como Jesus agiria, porque ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Vinicius Del Ry Menezes
*para um maior aprofundamento dessa lei, sugere-se a leitura do capítulo Lei de Justiça, Amor e Caridade da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.