JESUS E O ACOLHIMENTO

JESUS E O ACOLHIMENTO

04/03/2021 Juventude 0

Embora fosse um pobre pescador, Pedro foi acolhido por Jesus sem ser esnobado pela sua falta de conhecimento e isso fez com ele se tornasse um dos discípulos mais sinceros do Mestre.

Embora fosse um doutor da lei, Nicodemos foi acolhido por Jesus sem ser criticado pela sua rigidez de conceitos e isso fez com ele se tornasse uma das poucas vozes de proteção ao Mestre dentro do Sinédrio.

Embora fossem leprosos, diversos doentes foram acolhidos por Jesus sem um mínimo de asco por parte do Mestre e isso fez com eles sem sentissem humanos, pela primeira vez, em muito tempo.

Embora fossem cegos, diversos deficientes foram acolhidos por Jesus com palavras amigas de bom ânimo e, mesmo após serem curados pelo Mestre, a gratidão maior era pela acolhida e não pela cura.

Embora fosse uma prostituta, Maria Madalena foi acolhida por Jesus sem ser julgada e isso despertou no coração dela um amor puro que a transformou em um dos maiores exemplos de reforma-íntima da humanidade.

Embora perseguisse os cristãos, Saulo de Tarso foi acolhido com muito amor por Jesus no caminho de Damasco e isso fez com que ele, agora convertido a Paulo, se tornasse o maior propagandista dos ensinamentos evangélicos.

Embora fossem pobres, doentes, ignorantes, iletrados, deficientes e criminosos, todos foram acolhidos por Jesus com o amor legítimo de quem enxerga no outro um ser humano, filho de Deus, detentor do direito à vida.

Hoje, fala-se muito em acolhimento, mas pratica-se pouco.

Acolher é levantar o outro sem perguntar por que ele caiu.

Acolher é instruir o outro com paciência e humildade.

Acolher é ajudar o outro sem condenar o erro cometido.

Acolher é resgatar o outro dele próprio.

Acolher é defender o outro mesmo que ele seja um inimigo declarado.

Acolher é, acima de tudo, amar sem esperar nada em troca.

Todo aquele que é acolhido em suas dificuldades mais íntimas, torna-se uma pessoa melhor.

Jovem! Acolha seus amigos, seus parentes, seus vizinhos, quem aparecer no seu caminho e estiver precisando de um ombro amigo. Faça por eles tudo o que estiver ao seu alcance. Mesmo que por agora parece que de nada adianta o seu esforço, saiba que o seu exemplo, com o tempo, produzirá frutos. Lembre-se sempre das palavras de Jesus: Venham comigo todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei. Eis o caminho para o acolhimento.

Vinicius Del Ry Menezes