JESUS E O EVANGELHO DE JOÃO

JESUS E O EVANGELHO DE JOÃO

30/06/2022 Juventude 0

João foi o discípulo mais jovem de Jesus. Na verdade, começou a seguir o Mestre ainda adolescente.

Por ser jovem, e estar naturalmente mais aberto aos ensinamentos e às impressões do meio, talvez João tenha sido o apóstolo que mais absorveu os ensinamentos de Jesus.

Tanto é que ele foi um exemplo de renúncia, de amor ao próximo, de propagação da doutrina e de crescimento espiritual.

Pregado na cruz, Jesus ouviu João (o único discípulo que o acompanhou durante o seu martírio) dizer que desejava ser pregado junto com ele.

Jesus o impediu dizendo para ele tomar Mãe Maria como sua mãe e pedindo que Mãe Maria tomasse João como o seu filho.

A partir desse momento, João cuidou de Mãe Maria até o final da vida dela.

Mas nem por isso deixou de trabalhar na Casa do Caminho, a primeira comunidade cristã de acolhimento social surgida após a morte de Jesus.

Também viajou por todos os lugares conhecidos da época, levando os ensinamentos de Jesus a todos, sem nenhum tipo de preconceito de raça, gênero, orientação sexual, etc.

Foi preso pelos romanos e encarcerado na ilha de Pátmos. Lá, pregava o evangelho de Jesus aos guardas romanos, muitos convertidos ao cristianismo.  Pregava também para os animais da ilha, que se aproximavam para ouvi-lo falar de Jesus.

Escreveu o quarto Evangelho de Jesus. Enquanto o Evangelho de Mateus tinha por objetivo apresentar Jesus e os seus ensinamentos para os judeus apegados à letra morta da legislação mosaica, enquanto o Evangelho escrito por Marcos tinha por objetivo apresentar Jesus e os seus ensinamentos para os romanos politeístas, e enquanto o Evangelho escrito por Lucas tinha por objetivo ampliar e aprofundar os ensinamentos dos evangelhos anteriores, o Evangelho escrito por João tinha por objetivo aprofundar os ensinamentos de Jesus para aquelas que já tinham se convertido ao cristianismo.

De todos, esse evangelho narra diversas passagens em que Jesus, utilizando-se das escrituras sagradas, apresenta-se claramente como o Messias esperado. Esse evangelho também dá ênfase no principal ensinamento de Jesus: amar ao próximo como a si mesmo. É o único evangelho que narra o momento em que o Mestre, humildemente, lava os pés de seus discípulos. E é o evangelho que mais narra os momentos que Jesus ficou, em espírito, com os discípulos após a sua morte.

Por fim, é o único evangelho que narra o momento em que Jesus disse que enviaria o Consolador Prometido, aquele Espírito da Verdade que relembraria tudo o que ele ensinou e explicaria tudo o que ele ainda não podia ensinar. Vale lembrar que esse Consolador Prometido é a Doutrina Espírita, que relembra, aprofunda e amplia os ensinamentos de Jesus.

João também escreveu o Apocalipse, livro mediúnico que narra os momentos de transição planetária pela qual o nosso planeta Terra está passando.

João morreu bem idoso. Reencarnou como Francisco de Assis, aquele santo que resgatou os ensinamentos de amor, de humildade e de respeito ao próximo, e até aos animais, que estavam perdidos durante a idade média.

Jovem! Ao ler o Evangelho escrito por João, perceba que esse texto é, na verdade, uma verdadeira declaração de Amor, não no sentido vulgar do termo, mas no sentido profundo em que a humildade e a renúncia de si mesmo em benefício do próximo tornam-se alegria em viver.

Vinicius Del Ry Menezes