AS LENDAS E SUAS MENSAGENS

AS LENDAS E SUAS MENSAGENS

26/10/2020 Amor e Luz 0

Como Manter o Inferno Cheio

No momento em o Filho de Deus expirou na cruz, foi diretamente ao inferno salvar os pecadores.

O diabo ficou muito triste.

– Não tenho mais função – A partir de agora, todos aqueles que eram marginais, que transgrediram os preceitos, cometeram adultérios, infringiram as leis religiosas, todos estes serão perdoados e enviados diretamente ao paraíso!

Jesus olhou para ele e sorriu:

– Não se lamente. Virão para cá todos aqueles que, por se julgarem cheios de virtudes, vivem condenando os que não seguem minha palavra. Espere algumas centenas de anos e verás que o inferno estará mais cheio do que antes!

O Mosteiro Pode Acabar

O mosteiro atravessava tempos difíceis, o mundo havia mudado: afirmava que Deus era apenas superstição, a Igreja estava cheia de problemas e os jovens já não queriam mais ser noviços. Uns foram estudar sociologia, outros passaram a ler tratados de materialismo histórico e pouco a pouco a pequena comunidade que restou foi se dando conta que seria necessário fechar o convento.

Os antigos monges foram morrendo. Quando o último deles estava pronto para entregar sua alma ao Senhor, chamou ao seu leito de morte um dos poucos noviços que restavam.

– Tive uma revelação – disse. – Este mosteiro foi escolhido para algo muito importante.

– Que pena – respondeu o noviço. – Porque só restam cinco rapazes e não podemos dar conta de todas as tarefas, quanto mais de uma coisa importante…

– É uma pena mesmo. Porque, aqui no meu leito de morte, um anjo apareceu e eu entendi que um de vocês cinco estava destinado a tornar-se um santo. Disse isto, e expirou.

Durante o enterro, os rapazes olhavam-se entre si, espantados. Quem teria sido o escolhido: aquele que mais ajudava os habitantes da aldeia? O que costumava rezar com uma devoção especial? Ou o que pregava com tal entusiasmo que os outros se sentiam à beira das lágrimas?

Compenetrados pela presença de um santo entre eles, os noviços resolveram adiar a extinção do convento e passaram a trabalhar duro, pregar com entusiasmo, reformar as paredes caídas, praticar a caridade e o amor.

Certo dia, um rapaz apareceu na porta do convento: estava impressionado com o trabalho dos cinco rapazes e queria ajudá-los. Não demorou uma semana, outro jovem fez o mesmo. Aos poucos, o exemplo dos noviços correu a região.

– Os olhos deles brilham – dizia um filho ao seu pai, pedindo para entrar para o mosteiro.

– Eles fazem as coisas com amor – comentava um pai com seu filho. – Vê como o mosteiro está mais belo do que nunca?

Dez anos depois, já havia mais de 80 noviços. Nunca se soube se o comentário do velho monge era verdadeiro ou se ele tinha encontrado uma fórmula para fazer com que o entusiasmo devolvesse ao mosteiro a sua dignidade perdida.

Os textos acima são de Paulo Coelho, acho-os interessante, para que possamos observar o que sempre nos é falado:

1º Texto – Nos achamos sempre a última bolacha do pacote, o supra-sumo da Humanidade, principalmente por nos reconhecermos como espíritas.

2º Texto – A motivação mesmo sem clara definição é uma alavanca ao nosso sucesso.

Denise Costa – Psicóloga