JESUS E O ESPÍRITO DA VERDADE
Após explicar os conceitos de pecado, justiça e condenação, durante a última ceia, Jesus, no cenáculo, disse:
– Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar.
Interessante a escolha de palavras de Jesus. Ele revela que ainda tem muito a ensinar. Isso significa que ele não ensinou tudo.
Um professor não ensina algo por dois motivos: ou pelo fato do ensinamento não ser útil para o aluno naquele momento, ou porque o aluno ainda não tem capacidade de compreender a lição. E pela maneira como Jesus diz, foi a segunda opção.
Os discípulos, por mais boa vontade que tivessem, ainda não era capazes de suportar, aguentar, as revelações que Jesus ainda tinha por fazer. Pelo menos, naquele momento eles ainda não tinham essa capacidade.
E por um milênio e meio, a humanidade como um todo não teve a capacidade de compreender nada além dos ensinamentos básicos de Jesus.
Mas o próprio Mestre disse que enviaria alguém para explicar o que ele não pôde ensinar.
Jesus continuou:
– Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer.
O Espírito da Verdade veio por meio da Doutrina Espírita, em meados de 1850. Allan Kardec, pesquisando cientificamente os fenômenos mediúnicos das mesas girantes, descobriu a existência do Espírito, o ser imortal, sobrevivente à morte do corpo físico e destinado a se religar à fonte criadora, Deus, por meio das sucessivas encarnações no mundo físico.
Essa descoberta descortinou um mundo novo, pois aproximou o mundo material do mundo espiritual e, além disso, deu significado à existência física.
Por meio de diversos médiuns, Kardec entrevistou diversos Espíritos, fazendo inúmeras perguntas sobre a vida, a morte, o além-túmulo, aspectos morais, filosóficos e científicos.
Esses Espíritos revelaram cientificamente, em nome de Jesus, tudo o que o Mestre dissera poeticamente.
O Mestre continuou o Sermão, dizendo:
– O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.
A Doutrina Espírita de fato glorifica Jesus, por ser ele o Mestre, o Guia, o Modelo de vida que devemos seguir e os Espíritos entrevistados por Kardec deram testemunho dessa glorificação, por serem Espíritos altamente evoluídos e enviados por ele para tal tarefa.
Jesus continuou:
– Tudo o que pertence ao Pai é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.
Na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, há diversas instruções, mensagens, de vários Espíritos de luz explicando trechos do evangelho de uma forma clara e objetiva.
No capítulo 06, o Cristo Consolador, essas explicações são dadas por um Espírito chamado Espírito da Verdade. As mensagens são curtas, mas de uma profundidade espiritual enorme, típicas de alguém enviado por Jesus para explicar, glorificar e testemunhar o seu evangelho.
Jovem! Leia a obra O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em especial o capítulo 06. Perceba como que o Espírito da Verdade dá conta de tudo o que Jesus disse no Cenáculo. Mas, acima de tudo, estude toda a obra, pois ela explica em detalhes as lições de nosso Mestre Jesus.
Vinicius Del Ry Menezes


