JESUS E A PARÁBOLA DO SEMEADOR
Sentado em um barco, à beira mar, cercado por uma multidão, Jesus narrou a seguinte parábola*:
– Saiu o Semeador para semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou, porque não havia umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e com ela cresceram os espinhos, e sufocaram-na. E a outra caiu na boa terra, e, tendo crescido, deu fruto a cento por um.
Após uma breve pausa, Jesus clamou:
– Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Os discípulos se aproximaram dele e o questionaram sobre o motivo pelo qual ele falava em parábolas.
Jesus respondeu que era pelo fato de que eles, os discípulos, já estavam preparados para entenderem as verdades espirituais que ele vinha revelar, ao contrário de muitos que o cercavam, que não conseguiam aceitar os seus ensinamentos.
Tanto é que Jesus cita a profecia de Isaías que dizia: “ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis.”
Jesus sabia que os seus discípulos verdadeiros, tanto daquela época, quanto os atuais, compreenderiam os seus ensinamentos, por mais metafóricos que fossem.
Na sequência, Jesus explica detalhadamente o significado da parábola do Semeador:
– A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são os que têm ouvido; então vem o Mal e tira a Palavra dos seus corações, para que não suceda que, crendo, sejam salvos. Os que estão sobre a pedra são os que, depois de ouvirem, recebem a Palavra com alegria; estes não têm raiz e creem por algum tempo, mas na hora da provação voltam atrás. A parte que caiu entre os espinhos, estes são os que ouviram, e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e deleites da vida e o seu fruto não amadurece. E a que caiu na boa terra, estes são os que, tendo ouvido a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão frutos com perseverança.
São ensinamentos tão claros que dispensam comentários.
Jovem! Se você tem ouvidos para ouvir os ensinamentos de Jesus, ouça-o.
Vinicius Del Ry Menezes
*sugere-se a leitura do livro Parábolas e Ensinos de Jesus de Cairbar Schutel, editora O Clarim.


