SER SOZINHO É SINÔNIMO DE TRISTE? SOLITÁRIO?

SER SOZINHO É SINÔNIMO DE TRISTE? SOLITÁRIO?

19/10/2020 Amor e Luz 0

Não! Especialmente se você tem Saúde: Afinal cuidar do lar, lavar roupa e louça, passar, cozinhar, fazer compras ajudam a passar o tempo, e lembrar que você está viva, com saúde, e especialmente cheia de liberdade.

Segundo o Doutor Otávio C. Gebara, Cardiologista do Hospital Santa Paula, o idoso ao ser tirado de sua rotina, muitas vezes o faz perder referências de espaço e atividades, o que leva a confusões, e até depressão; já Vladimir Bernik, Psiquiatra do Hospital Osvaldo Cruz, diz que é importante que o idoso entenda que ele é uma excelente companhia para si mesmo.

Assim, o limite de autossuficiência é quando o próprio idoso percebe que não é mais capaz de cuidar de si, quando não se expressa e não consegue dizer aos outros o que pensa, ou quer, quando a falta de lucidez de cuidados com a casa ou consigo exige a presença de um cuidador.

O médico do Hospital Santa Paula ainda sugere entre os cuidados: elimine tapetes e móveis que atrapalhe a passagem de uma pessoa; use chinelos que prendam o calcanhar do idoso; se puder instale corrimão ao lado do vaso e próximo ao chuveiro; tenha no Box tapetes antiderrapantes, como também nos pisos lisos do quintal, mantenha sempre uma luz acesa.

Tenha amigos, procure um local onde encontre outros idosos (clube, igreja, centro espírita, etc…), vá costurar, fazer crochê, até jogar conversa fora, vá ao cinema, use a sua liberdade, só lembre: 1) de avisar alguém da família que vai sair (horário de ida e volta); 2) tenha um celular com os números que lhe interessam; 3) tente combinar carona com alguém, e seja feliz.

Arnaldo dos Santos