JESUS E A ANSIEDADE

JESUS E A ANSIEDADE

25/03/2021 Juventude 0

Jesus pregava no templo quando foi alvo de uma série de perguntas sobre o futuro. Ansiosos, seus discípulos e seguidores queriam saber mais sobre o tão falado fim dos tempos. Já naquela época, esse era um assunto palpitante e que despertava medos injustificáveis.

Paciente, como sempre, Jesus respondeu da forma poética e metafórica que lhe caracterizava. Mas, em dado momento, percebendo que todos ali estavam ansiosos, angustiados, temorosos e impacientes, Jesus disse:

– É pela paciência que vocês ganharão as suas almas.

Ansiedade é uma preocupação exagerada com fatos futuros que podem ou não acontecer. Essa preocupação é tão intensa que a pessoa ansiosa passa a esperar um futuro hipotético e deixa de viver o momento presente. Em alguns casos, a intensidade da ansiedade é tão grande que a pessoa perde o controle dos pensamentos, sentimentos e ações, ficando completamente paralisada de medo a ponto de ter que se medicar para sair desse estado.

No atual estágio evolutivo da humanidade, uma certa dose de ansiedade é normal, afinal ainda não temos segurança suficiente em nós mesmos para vivermos o momento presente confiantes de que seremos capazes de enfrentar o que quer que seja no futuro. Em outras palavras, ainda não temos fé suficiente em Deus e em nós mesmos enquanto filhos dele.

Durante a adolescência, a ansiedade se manifesta mais forte e, dependendo de como for conduzida pelos pais e responsáveis, pode se tornar crônica para o resto da vida.

É natural os adolescentes ficarem ansiosos para saírem com os amigos; para namorarem; para irem às baladas e festas; para chegarem aos 18 anos de idade e tirarem carteira de motorista; para passarem no vestibular.

Esses fatos são ótimas oportunidades para que o jovem aprenda o valor da paciência como antídoto à ansiedade.

A paciência é a compreensão profunda de que na vida tudo tem a sua hora certa para acontecer e, na maioria das vezes, essa hora independe da nossa vontade. Essa compreensão leva à clareza de quando se deve agir ou não diante dos fatos.

Adolescente nenhum faz 18 anos antes da data certa. Jovem nenhum entra na faculdade antes do ensino médio. Porém, muitos jovens tomam atitudes impetuosas, motivadas pela ansiedade, com resultados funestos.

E é aqui que o ensino de Jesus ganha uma profundidade enorme.

Quantos adolescentes espalharam o vírus da pandemia desobedecendo as ordens de distanciamento social ansiosos por verem os amigos? Quantos jovens se viciaram em bebidas, drogas, cigarros e promiscuidade frequentando locais para maiores de idade? Quantos adolescentes mataram pedestres inocentes dirigindo sem carteira de motorista? Quantos jovens perderam chances preciosas na vida por não terem esperado o momento certo de agir? Pior: quantos adolescentes agiram dessa forma com a permissão dos pais que, impacientes e ansiosos, abriram mão de sua autoridade para evitarem possíveis conflitos?

Pior do que esperar o momento certo, é viver com as consequências da atitude precipitada.

Jovem! Nesses tempos em que a ansiedade e o medo do futuro assolam a humanidade, a paciência é a força que nos mantém em pé e seguros, tanto do ponto de vista material quanto espiritual. Quanto mais você praticar a paciência com as pequenas contrariedades e ansiedades do dia a dia, maior será a sua compreensão sobre qual é o momento certo de agir. E lembre-se do ensino de Jesus: é pela paciência que ganharemos a nossa alma.

Vinicius Del Ry Menezes